22/02/2007

Sam Hart e Marcela Godoy lançam revista independente

Dica rápida. A escritora Marcela Godoy e o desenhista Sam Hart lançam nesta sexta-feira em São Paulo a revista em quadrinhos "Schem ha-Mephorash - Uma Noite em Staronova" (R$ 5).
 
Segundo os autores, a história "relata um conto de horror durante a 2ª Guerra, inspirado na figura do Golem, um lendário monstro da cultura judaica criado por um mago do século 16".
 
Esse não é o primeiro trabalho em quadrinhos dos dois autores. Sam Hart é um dos colaboradores da "Front" e teve várias outras histórias publicadas. Marcela Godoy escreveu uma série de histórias, inclusive algumas do personagem Quebra-Queixo, criação de Marcelo Campos. 
 
O lançamento está marcado as 19h30. Vai ser na Quanta Academia de Artes (rua Minas Gerais, 27, perto do metrô Consolação, em São Paulo). 

Escrito por PAULO RAMOS às 20h03
[comente] [ link ]

19/02/2007

Três dicas para quem prefere ler no Carnaval

Três sugestões rápidas para quem prefere aproveitar o feriado para ler (bons) quadrinhos. Todos os títulos foram lançados neste mês.

- "Ken Parker – Os Garotos de Donovan", com argumento de Giancarlo Berardi, roteiro de Maurizio Mantero e desenhos de Carlo Ambrosini (capa ao lado); a edição, de número 59, é o último volume da coleção publicada pela editora Tapejara;

- "Aldebaran – A Expedição", com texto e desenhos do brasileiro Leo; este quarto volume, lançado na semana passada pela Panini, continua a saga de Aldebaran, agora sob os olhos da protagonista Kim (que cresceu, e como);

- "Brichos", com textos de Paulo Munhoz e Érico Beduschi e arte de Antonio Eder; mostra a história dos personagens do desenho animado homônimo, ainda em cartaz nos cinemas; a edição, de capa dura, traz uma inteligente trama voltada para o público infantil.

Escrito por PAULO RAMOS às 19h38
[comente] [ link ]

13/02/2007

Carnaval de Recife é tema de exposição virtual de cartuns

A exposição virtual "Frevendo no Traço" comemora os cem anos do frevo.
 
A mostra é toda composta por cartuns, que se inspiram no Carnaval de Recife (como na cena ao lado, feita por Samuca).
 
Os trabalhos podem ser vistos no site da Acape (Associação dos Cartunistas de Pernambuco).
 
E é um bom jeito de se preparar, com quadrinhos, para o Carnaval da semana que vem.
 
Para visitar a exposição virtual, clique aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 11h58
[comente] [ link ]

09/02/2007

Palestra e cursos sobre quadrinhos no Rio de Janeiro

Dica rápida. Vai haver neste sábado, no Rio de Janeiro, uma palestra sobre quadrinhos e uma série de cursos sobre o processo de criação de histórias. O evento está ligado à divulgação do curso de graduação de cartuns, charges e histórias em quadrinhos da Universidade Estácio de Sá.
 
As oficinas começam às dez da manhã. Renato Lima (da revista independente "Juke Box") e André Dahmer (da tira "Malvados") se alternam nos cursos de desenho, roteiro e storyboard. As sessões são de hora em hora e vão até o fim da tarde.
 
Às 14h, ocorre o debate sobre quadrinhos. Participam André Dahmer, o jornalista Rodrigo Fonseca e Carlos Patati, um dos autores de "Almanaque dos Quadrinhos - 100 Anos de uma Mídia Popular", lançado no fim de 2006 (leia na postagem de 18 de dezembro).
 
O evento vai ser no Shopping Nova América, no Rio. A entrada é franca.

Escrito por PAULO RAMOS às 17h22
[comente] [ link ]

07/02/2007

Folheteen tem dois lançamentos nesta semana

Dica rápida. O álbum “Folheteen”, de José Aguiar, vai ter dois lançamentos nesta semana (leia resenha da obra aqui). Um é hoje à noite, em Curitiba, no Paraná. O outro está marcado para a próxima sexta-feira, às 19h30, na Quanta Academia, em São Paulo (rua Minas Gerais, 27, Higienópolis). Quanto ao endereço do lançamento em Curitiba, é só ler na tira abaixo (cortesia do próprio José Aguiar):

 

Escrito por PAULO RAMOS às 09h34
[comente] [ link ]

01/02/2007

Artigo explica lado histórico de 300 de Esparta

Dica rápida. Há um texto muito bom sobre "Os 300 de Esparta" no site "Lição de Casa", do UOL, dedicado à área de ensino. Mostra quais foram as influências de Frank Miller para criar a obra, que foi adaptada para o cinema (estréia em 30 de março). Também traça um cenário da batalha de Termópilas, assunto da minissérie. O artigo foi escrito por Tulio Vilela, professor, historiador formado pela USP (Universidade de São Paulo) e co-autor do livro "Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula" (do qual também participo). Para ler, clique
aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 19h54
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]