13/12/2006

Até sábado, um lançamento por dia em São Paulo

De quinta-feira a sábado, vai haver um lançamento de quadrinhos por dia em São Paulo. Todos já tinham sido noticiados aqui no Blog dos Quadrinhos em postagens anteriores.

Amanhã, os gêmeos Paulo e Chico Caruso autografam "Lula Lá – A (O)missão" (feito por Chico) e "Avenida Brasil – Se Meu Rolls-Royce Falasse" (de Paulo; leia aqui). Os dois álbuns reúnem charges sobre o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Vai ser às 19h na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena).

Na sexta-feira, outro lançamento feito por gêmeos. Gabriel Bá e Fábio Moon autografam "10 Pãezinhos - Mesa para Dois" (leia aqui), lançado na virada da semana. Será no Bar Exquisito (rua Bela Cintra, 532, Consolação). Começa às 20h.

No sábado, os autores de "Tiras de Letra Todo Dia" autografam o quinto número da série, feita em sistema de cooperativa (capa ao lado). A obra é organizada por Mário Mastrotti e contém 27 tiras de 26 desenhistas. Às 14h, na Livraria Emporium (rua Vergueiro, 1877, Paraíso).

Escrito por PAULO RAMOS às 09h12
[comente] [ link ]

12/12/2006

Exposição com originais de Gringo no interior de São Paulo

Dica rápida sobre o gringo ao lado. Ilustrações originais do personagem estão expostas em Sorocaba, cidade a 87 km de São Paulo. São 24 pranchas feitas por Aloísio de Castro, desenhista de "Gringo - O Escolhido", álbum lançado no finzinho de julho (com texto de Wilson Vieira).
 
As pranchas mostram momentos da história de faroeste, ambientada no período seguinte à Guerra Civil norte-americana (1861-1865).
 
Quem já leu o álbum sabe: Castro é dono de um estilo europeu difícil de ver por aqui. Acentua a expressão dos personagens de uma maneira bem realista numa diagramação revolucionárias em cada página. Como na imagem ao lado.
 
A exposição vai até o próximo dia 21, na Biblioteca Central da Uniso, Universidade de Sorocaba (rodovia Raposo Tavares, km 92,5). Abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. No sábado, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Escrito por PAULO RAMOS às 18h23
[comente] [ link ]

06/12/2006

Salão de humor dá prêmio de US$ 10 mil

Dica rápida. Termina na próxima sexta-feira o prazo para inscrição de trabalhos no 4º Festival Internacional de Humor de Iguaçu. O atrativo são os prêmios. Ou o valor deles. O primeiro lugar leva 10 mil dólares. Do segundo ao quarto, são 5 mil, 3 mil, 1,5 mil e 500 dólares, respectivamente.
 
O salão tem só uma categoria, cartum. O tema é avião. As inscrições podem ser feitas por e-mail (humor@humorfalls.com.br). Os trabalhos têm de ser inéditos e no tamanho 21 cm por 29,7 cm. Cada autor pode inscrever três cartuns, mas com apenas uma imagem por e-mail. Mais informações pelo site do evento: www.humorfalls.com.br. O festival ocorre em Foz do Iguaçu e foi criado para valorizar a cidade internacionalmente.

Escrito por PAULO RAMOS às 19h21
[comente] [ link ]

01/12/2006

Dois megaeventos de quadrinhos no fim de semana em SP

Uma história rara de se noticiar. Dois grandes eventos sobre quadrinhos vão ocorrer no mesmo local, a loja da Devir, em São Paulo. O Enquadrando e a Maratona HQ terão palestras de muitos nomes da área, tanto ilustradores como do meio editorial.

É a segunda vez que a Maratona HQ é realizada. Começa às 10h da manhã deste sábado e termina às 17h do domingo. Com um detalhe: sem parar, madrugada inclusive. O objetivo é vender quadrinhos nacionais e importados da loja da Devir. O desconto mínimo é de 20%. As palestras são uma forma de atrair mais gente. O principal destaque é uma mesa redonda sobre adaptações literárias, com os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, Fernando Gonsales e Lourenço Mutarelli. Está marcada para as 19h, do sábado.

O Enquandrando está na terceira edição e é promovido pelo jornalista Marko Ajdaric, do site Neorama. Pela primeira vez, vai ocupar dois dias. Vai contar com as presenças de Gualberto Costa, Odair Braz Junior (editor-chefe da Pixel), Worney de Souza (organizador do Prêmio Angelo Agostini), Spacca (autor de "Santô e os pais da aviação"), entre outros. Haverá também sessões coletivas de autógrafos e os lançamentos das revistas "Raio Negro", do álbum inaugural da editora Zarabatana e do último número da "Front".

Para conferir a programação completa da Maratona HQ, clique aqui. Do Enquadrando, aqui.

O salão de eventos da Devir fica na rua Teodoreto Souto, 624, no Cambuci, em São Paulo.

Escrito por PAULO RAMOS às 13h36
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]