31/10/2006

PONTE AÉREA 2

SÃO PAULO: ORLANDO (RE)LANÇA "MOÇAS FINAS"

O trocadilho ao lado é uma brincadeira, que tem um quê de verdade. Foi a forma que o cartunista Orlando Pedroso encontrou para fazer o segundo lançamento do livro "Moças Finas". Segundo lançamento, é preciso dizer, no espaço de uma semana. Na primeira vez (este trocadilho é tentador), a casa lotou. Orlando saiu às 4 da manhã (palavras deles).
 
"Moças Finas" mostra 84 trabalhos feitos por Orlando. São ilustrações de mulheres em situações -e posições- comicamente provocantes. A obra é uma edição do próprio cartunista. Por isso, não é encontrada em livrarias (mais um motivo para comparecer a este segundo lançamento). 
 
Outra forma de comprar é por e-mail: fantasma.net@uol.com.br  
 
SERVIÇO
Lançamento do livro "Moças Finas", de Orlando Pedroso. Quando: hoje (31.10). Horário: a partir das 19h. Onde: Bar Genial. Endereço: rua Girassol, 374, vila Madalena, São Paulo.

Escrito por PAULO RAMOS às 10h35
[comente] [ link ]

30/10/2006

PRIMÓRDIOS DAS HQs

EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO RECONTA HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO

 

 

 

Ilustração de Goya, autor espanhol que influenciou a charge brasileira do século 19

 

  

A linha que separa uma ilustração de uma história em quadrinhos é muito sutil. Certo é que a primeira exerceu grande influência sobre a segunda. Isso fica (ainda mais) evidente na exposição "Impressões originais: a gravura desde o século 15", que começa hoje à noite em São Paulo.
 
A mostra apresenta 200 obras. Há trabalhos estrangeiros e nacionais, raridades (como de Pablo Picasso) e produções contemporâneas (como a pop art de Andy Warhol). O material foi cedido por acervos públicos e particulares (um deles holandês). Ao lado,  trabalhos de David Hockey e de Max Bill. Outro autor é o espanhol Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828). O ilustrador teve influência na charge carioca do século 19.
 
A exposição ocupa três pisos do Centro Cultural Banco do Brasil. A abertura é na noite desta segunda, numa recepção  para convidados. Para o público, abre a partir de amanhã e fica até 7 de janeiro. Depois, viaja para o Rio de Janeiro (de 5 de março a 29 de abril de 2007).
 
SERVIÇO
Impressões originais: a gravura desde o século 15. Quando: até 7 de janeiro. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil. Endereço: rua Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo. Horário: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos, até as 20h. Quanto: gratuito.

Post postagem: para ver mais imagens da exposição, clique aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 07h35
[comente] [ link ]

20/10/2006

É SÓ ESCOLHER

QUINO E AGUIAR EXPÕEM EM CURITIBA; RUY JOBIM FALA EM SP

Duas dicas de eventos sobre quadrinhos. Em Curitiba, há duas exposições. "Simplesmente Quino" é uma homenagem ao criador da questionadora Mafalda. A mostra reúne 140 trabalhos do desenhista argentino e marca o início das comemorações dos 24 anos da gibiteca municipal. Pode ser vista até fevereiro do ano que vem.
 
A Gibiteca de Curitiba mantém outra exposição, "Quadrinhofilia", com ilustrações de José Aguiar (imagem acima). O premiado desenhista mostra  desenhos de sua carreira e um aperitivo do álbum "Folheteen", álbum que, segundo o autor, será editado pela Devir.
 
Em São Paulo, Ruy Jobim Neto, desenhista e criador das tiras do cachorro Jarbas, faz neste sábado uma palestra/oficina sobre Alberto Santos-Dumont (1873-1932). Primeiro, o cartunista traça, com imagens, a história do aviador brasileiro (como mostra a figura ao lado). Depois, ensina a platéia a fazer humor gráfico com base no que foi exposto. São 25 vagas. As inscrições podem ser feitas até uma hora antes da palestra, que começa às 14h.
 
SERVIÇO 1
Exposições "Simplesmente Quino" e "Quadrinhofilia". Quando: até 25 de fevereiro de 2007. Onde: Solar do Barão. Endereço: rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro, Curitiba. 
SERVIÇO 2
Palestra/oficina "Santos-Dumont: do Traço ao Vôo". Quando: sábado (21.10). Horário: das 14h às 17h. Onde: Gibiteca Henfil (fica no Centro Cultural Vergueiro). Endereço: rua Vergueiro, 1000, São Paulo (é perto da estação Vergueiro do Metrô).

Escrito por PAULO RAMOS às 18h56
[comente] [ link ]

18/10/2006

HQ O QUÊ?

EVENTO PROMOVE DOIS DEBATES SOBRE QUADRINHOS

Dica rápida. Há dois debates sobre quadrinhos na quinta e sexta-feira desta semana. Ambos integram a programação do "HQ o quê?", evento que ocorre em São Paulo. Confira a programação:
 
Dia 19.10
Histórias em quadrinhos nas escolas
Palestrantes: Gualberto Costa (cartunista) e Sonia Bibe Luyten (doutora em comunicação, ex-professora da Universidade de São Paulo e autora de "Mangá - O poder dos quadrinhos japoneses" e "Cultura pop japonesa"). Também participo da mesa (para falar da experiência do livro "Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula", do qual sou co-autor). Após o papo, haverá sessão de autógrafos com os palestrantes.
 
Dia 20.10
Os quadrinhos nacionais conquistando seu espaço
Debatedores: os desenhistas Marcatti ("Mariposa"), André Kitagawa ("Chapa Quente") e Spacca ("Santô e os Pais da Aviação") e o jornalista e escritor Gonçalo Junior ("O Messias"). Após o debate, haverá sessão de autógrafos e show com a banda Samba Concorrência, formada por desenhistas de quadrinhos (a previsão é que o show comece às 20h30).
 
O evento é promovido pela livraria Fnac e pela editora Conrad.
 
SERVIÇO
HQ o quê? Quando: quinta e sexta-feira (dias 19 e 20). Horário: 19h. Onde: Fnac (unidade Pinheiros). Endereço: av. Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo. Quanto: gratuito.

Escrito por PAULO RAMOS às 08h58
[comente] [ link ]

16/10/2006

QUANTA PRODUÇÃO!

DESENHISTAS FAZEM A ARTE; OS FÃS, AS PERGUNTAS

Dica rápida. Na próxima sexta-feira, está marcada a terceira edição do "Quanta Produção!". A idéia é a seguinte. Um grupo de desenhistas é colocado numa sala. Outro grupo, de curiosos ou de futuros desenhistas, tem a oportunidade de acompanhar o trabalho e fazer perguntas.
 
17 desenhistas vão participar do evento, promovido pela Quanta Academia, de São Paulo. Entre os convidados, estão Roger Cruz, Ivan Reis, Renato Guedes, Joe Prado, Sam Hart, Orlando, Gabriel Bá e Fábio Moon.
 
Detalhe importante: só pode participar quem estiver inscrito. Há por volta de 30 vagas. Os organizadores cobram uma taxa de R$ 60. O "Quanta Produção!" está marcado para começar às 20h.
 
INSCRIÇÕES
Telefone: (11) 3214-0553

Escrito por PAULO RAMOS às 18h18
[comente] [ link ]

15/10/2006

MIÉCIO CAFFÉ

EXPOSIÇÃO MOSTRA (EM ILUSTRAÇÕES) HISTÓRIA DA MPB

 

 

 

Caricatura do cantor Orlando Silva, de 1957, no traço de Miécio Caffé

 

 

 

 

Uma exposição em São Paulo faz um duplo resgate histórico. Primeiro porque mostra 55 caricaturas de nomes importantes da MPB (Música Popular Brasileira) do século passado. Segundo porque as caricaturas foram feitas por Miécio Caffé, um dos maiores ilustradores brasileiros. Assinava sempre com um xícara de café, alusão ao seu sobrenome. Ele colocou no papel diversas personalidades (não só da MPB). A MPB, no entanto, era sua paixão. Tanto que era amigo de muitos dos cantores que desenhava. Nos anos 80, doou seu acervo de discos e de caricaturas para o MIS (Museu da Imagem e do Som), o mesmo que promove esta exposição.

Conheci Miécio Caffé em 2000, num debate sobre quadrinhos em Santos, litoral de São Paulo. Era afável e simpático, porém calado. Diziam que já não era o mesmo Miécio de antes, falador e boêmio. Os sinais do mal de Alzheimer já se faziam presentes. O ilustrador morreu três anos depois, no dia 11 de março, aos 82 anos. Teve um fim triste, que contrasta com a alegria de seu trabalho.

Mais do que uma exposição, a mostra é um tributo a ele e à história da ilustração brasileira.

SERVIÇO – Miécio Caffé – Caricaturas. Quando: até 5 de novembro. Horário: das 10h às 18h (só não abre às segundas-feiras). Onde: MIS (Museu da Imagem e do Som). Endereço: av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. Quanto: de graça.

Escrito por PAULO RAMOS às 10h30
[comente] [ link ]

10/10/2006

HUMOR FEMININO

ORLANDO PUBLICA CARTUNS INÉDITOS SÓ COM MULHERES

O cartunista Orlando resolveu manter um relacionamento profissional com as mulheres. O resultado está no livro "Moças Finas - Série de Desenhos Inocentes de Orlando", que mostra 84 trabalhos inéditos, feitos especialmente para a publicação.
 
A imagem ao lado dá uma idéia do tom da obra.

O livro tem pré-lançamento no 8º Salão Internacional de Humor de Caratinga (Minas Gerais), que começa nesta quarta-feira e vai até o dia 22 de outubro (a edição deste ano do salão presta homenagem a Ziraldo). Depois, Orlando divulga a obra no Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Após esse périplo, vai vender o trabalho pela internet (pelo endereço eletrônico fantasma.net@uol.com.br). A edição foi bancada com recursos próprios.

Orlando faz ilustrações para o jornal "Folha de S.Paulo" e integra o conselho da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).

 

Escrito por PAULO RAMOS às 19h05
[comente] [ link ]

06/10/2006

SÁBADO DE AUTÓGRAFOS

ROKO-LOKO E INVENCÍVEL TÊM LANÇAMENTO EM SÃO PAULO

Duas sessões de autógrafo neste sábado, ambas em São Paulo. O desenhista Marcio Baraldi lança oficialmente o terceiro número de Roko-Loko e Adrina-Lina. E o pessoal da HQManiacs autografa o último álbum da editora, "Invencível Volume 2 - Oito É Demais".
 
"Roko-Loko e Adrina-Lina - Born To Be Wild" (Opera Graphica, R$ 10) já está venda há algumas semanas nas lojas especializadas em quadrinhos. O evento de amanhã é o  lançamento oficial da obra, mais uma coletânea das histórias da dupla, que completa dez anos. O material saiu originalmente na revista "Rock Brigade". A novidade é que este álbum traz uma história inédita, escrita por Anita Costa Prado (da tira "Katita") especialmente para a obra. Há uma prévia na postagem do dia 26.07, quando o Blog dos Quadrinhos antecipou o lançamento.
 
As duas primeiras coletêneas deram a Marcio Baraldi o prêmio Angelo Agostini de melhor desenhista e lançamento nos anos de 2003 e 2004. Neste sábado, ele vai vender também produtos ligados aos personagens. A coqueluche, conta, são os bonecos da dupla.
 
"Invencível Volume 2 - Oito É Demais" (R$ 28,90) é o quarto título lançado pela novata HQManiacs, formada por cinco fãs de quadrinhos que se conheceram na internet e que mantêm o site HQManiacs (que dá nome à editora). O álbum continua a história do jovem Mark Grayson, que segue o exemplo do pai e se torna super-herói. Neste segundo volume, ele divide o tempo entre os problemas pessoais e os vilões amalucados. As aventuras escritas por Robert Kirkman e desenhadas por Cory Walker e Ryan Ottley são feitas para quem gosta do gênero. Há referências claras aos quadrinhos do Homem-Aranha e do Super-Homem.
 
Além dos dois volumes de Invencível, a HQManiacs já colocou no mercado dois prestigiados títulos: Mortos Vivos (a editora já programa um segundo número) e Estranhos no Paraíso (leia na postagem do dia 28.07).
 
SERVIÇO 1
Festa de lançamento de "Roko-Loko e Adrina-Lina - Born To Be Wild". Quando: sábado, 07.10. Horário: das 14h às 19h. Onde: Blackmore. Endereço: al. Maracatins, 1317, São Paulo (atrás do Shopping Ibirapuera). Quanto: a entrada é franca; o álbum custa R$ 10.
SERVIÇO 2
Lançamento de "Invencível Volume 2 - Oito É Demais". Quando: sábado, 07.10. Horário: a partir das 15h. Onde: Comix. Endereço: al. Jaú, 1998, São Paulo (fica entre as estações Consolação e Clínicas do metrô). Quanto: R$ 28,90.

Escrito por PAULO RAMOS às 17h02
[comente] [ link ]

05/10/2006

MALVADOS

CRIADOR DA TIRA EXPÕE E VENDE ORIGINAIS NO RJ

Dica rápida. O cartunista André Dahmer faz exposição e venda de originais de Malvados hoje no Rio de Janeiro. Malvados é o nome da tira acima, publicada diariamente no Jornal do Brasil. É uma espécie de olhar realista e excessivamente deprimido da vida. Essa mistura estranha é o que dá o tom do humor.

Há outras tiras no site do autor: www.malvados.com.br

A exposição e venda começam às 19h;

SERVIÇO: Exposição e venda de originais de Malvados.
Quando: Hoje (05.10)
Horário: a partir das 19h
Onde: Gibiteria La Cucaracha
Endereço: R. Teixeira de Mello, 31 Loja H - Ipanema, Rio de Janeiro

Escrito por PAULO RAMOS às 23h53
[comente] [ link ]

04/10/2006

NOSTALGIA DO TERROR

SITE ACRESCENTA NOVAS EDIÇÕES AO ACERVO DIGITAL

O site Memória Viva tem a proposta de recuperar as revistas que fizeram a história do país (como mostrado na postagem abaixo). Uma outra página da internet faz algo parecido, só que na área de terror. O "Nostalgia do Terror" mostra capas e páginas de revistas de terror brasileiras. O acervo digital possui edições como esta ao lado, de "Noites de Terror", de junho de 1960. O Brasil, nem todos sabem, foi um grande produtor do gênero até meados dos anos 80.

O Blog dos Quadrinhos já havia noticiado o site anteriormente (na postagem do dia 20 de junho). Nesses três meses e meio, a página ganhou novo visual, mais seções e ampliou o acervo. Merece visita. 

O endereço é http://www.nostalgiadoterror.no.comunidades.net/

 

Escrito por PAULO RAMOS às 00h28
[comente] [ link ]

01/10/2006

TIRA ELEITORAL GRATUITA - TURMA DO XAXADO

Traço: Cedraz http://fotolog.terra.com.br/xaxado

Escrito por PAULO RAMOS às 10h28
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]