30/09/2006

TIRA ELEITORAL GRATUITA - GRUMP

Traço: Orlandeli http://blogorlandeli.zip.net/

Escrito por PAULO RAMOS às 16h55
[comente] [ link ]

28/09/2006

PUTZGRILA

AUTORES COLOCAM HQs DA REVISTA NA INTERNET

Dica rápida. O segundo número da "Putzgrila" está disponível na internet. A revista mostra trabalhos de 41 alunos do curso de histórias em quadrinhos oferecido no ano passado pela Gibiteca Henfil, em São Paulo. A obra tinha sido lançada em maio (ver postagem de 18.05).
 
A revista contém as primeiras histórias dos integrantes da Sócios Ltda. O grupo se conheceu no curso da Gibiteca. Resolveu não ficar só na teoria e partiu para a prática. O primeiro resultado é a revista "Garagem Hermética", lançada na sexta-feira da semana passada (ver postagem de 22.09). É um grupo para ficar de olho.
 
O material da "Putzgrila" está disponível no site da Sócios Ltda: http://socios.dracron.com/ 

Escrito por PAULO RAMOS às 13h55
[comente] [ link ]

23/09/2006

SUPREMOS

DESENHO COM GRUPO DA MARVEL TEM TRAILER EXIBIDO EM SITE

Há dois trailers do desenho animado dos Supremos. O material, originalmente do YouTube, foi reproduzido no site Gibizada, de Télio Navega. A animação baseada nos personagens Marvel começa a ser vendida em DVD na semana que vem.

Segundo Navega, "Os Supremos 1" é uma versão "light" do grupo escrito por Mark Millar e desenhado por Bryan Hitch. O Hulk perde o lado canibal e a Vespa não é espancada por Hank Pym, como visto no primeiro arco de histórias (saiu no Brasil na revista Marvel Millennium – Homem-Aranha). O desenho ganhou uma seqüência, também com trailer.

Os Supremos é a versão dos Vingadores para o universo Millennium, uma versão atualizada dos super-heróis da Marvel. A idéia funcionou. Os títulos estão entre os mais vendidos nos Estados Unidos.

Assista ao trailer. O endereço do Gibizada é http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/

Escrito por PAULO RAMOS às 08h17
[comente] [ link ]

21/09/2006

DA TEORIA À PRÁTICA

EX-ALUNOS DE CURSOS DE HQ MOSTRAM TRABALHOS EM SP

Dois cursos de produção de histórias em quadrinhos começam a gerar os primeiros frutos. Os resultados podem ser vistos neste fim de semana em São Paulo.

Alunos da ABRA (Academia Brasileira de Arte) expõem trabalhos (sobre terror) na sede da academia. As histórias, futuramente,  vão ser reunidas num fanzine, o Alboom! A mostra vai até o próximo dia 30. Além dos desenhos, os organizadores programaram uma série de palestras. Neste sábado, os convidados são os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, criadores dos fanzines e álbuns dos "10 Pãezinhos".
 
A dupla conversa com o público às duas e meia da tarde. As inscrições tem de ser feitas com antecedência na secretaria da ABRA (a academia fica no bairro da Santa Cruz, na capital paulista). Há 40 vagas. 

O outro trabalho é a revista independente "Garagem Hermética". As 28 páginas desta primeira edição foram criadas por ex-alunos do curso de histórias em quadrinhos promovido pela Gibiteca Henfil, de São Paulo, entre outubro e dezembro do ano passado. Parte do grupo se uniu e formou a Sócios Ltda., que assina a obra.

Os autores já fizeram um pré-lançamento há um mês. O lançamento oficial é nesta sexta-feira à noite, na própria Gibiteca onde estudaram.

 

SERVIÇO 1: Lançamento de Garagem Hermética. Quando: 22.09, às 18h30min. Onde: Gibiteca Henfil (fica no Centro Cultural Vergueiro). Endereço: rua Vergueiro, 1000, São Paulo (fica perto da estação Vergueiro do metrô). 

SERVIÇO 2:
3ª Mostra do Núcleo ABRA de Quadrinhos. Quando: até 30 de setembro (neste sábado, ás 14h30min, há bate-papo com Fábio Moon e Gabriel Bá). Onde: unidade Santa Cruz da ABRA. Endereço: rua Domingos de Moraes, 2267, São Paulo (fica perto do metrô Santa Cruz). Quanto: de graça.

Escrito por PAULO RAMOS às 18h19
[comente] [ link ]

19/09/2006

VOTO HISTÓRICO

FOTOBLOG MOSTRA CHARGES DE OUTRAS ELEIÇÕES

O instituto Datafolha divulgou agora há pouco o resultado da última pesquisa eleitoral para a Presidência. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, estaria eleito no primeiro turno, a exemplo do que indicavam os resultados anteriores. O presidente aparece com 50% das intenções de voto. Geraldo Alckmin, do PSDB, tem 29%. Heloísa Helena, do PSOL, registra 9% e Cristovam Buarque, do PDT, 1%. Tradução: tudo igual às pesquisas anteriores.
 
A temperatura desta eleição tem sido morna, morna. Esquentou nos últimos dias por conta das acusações de compra de dossiê contra a campanha tucana. Mas a disputa em si não tem empolgado muito. É só comparar com as campanhas anteriores. Um jeito de voltar ao passado num clique só é visitar fotoblog do chargista Cláudio. Ele reuniu trabalhos feitos em outras disputas presidenciais (como a desta postagem, da última eleição presidencial). Há charges de 2002, 1998, até de 1989. "Os personagens continuam os mesmos", diz o ilustrador, que atualmente faz charges para o jornal "Agora", de São Paulo. "Mas há também personagens novos, tipo Freud", referência ao ex-assessor especial da Secretaria Particular da Presidência Freud Godoy, demitido ontem (sob a acusação de ter negociado a compra do dossiê).
 
Cláudio fez algo parecido durante a Copa do Mundo (veja na postagem do dia 22 de junho). Atualizava o fotoblog diariamente com imagens dos outros Mundiais. O chargista já tem 30 anos de estrada. Experiência que pretende reunir num livro, que acabou de revisar.
 
Vale visita à página dele. O endereço é: http://chargistaclaudio.zip.net

Escrito por PAULO RAMOS às 19h33
[comente] [ link ]

14/09/2006

QUANTA GENTE!

RENATO GUEDES PARTICIPA DE BATE-PAPO EM SÃO PAULO

Dica rápida. O desenhista Renato Guedes participa de um bate-papo com fãs de quadrinhos nesta sexta-feira à noite, em São Paulo. O encontro faz parte do projeto Quanta Gente!, promovido pela Quanta Academia de Arte.
 
Guedes é um dos brasileiros que atuam no mercado norte-americano de super-heróis. Fez trabalhos para várias revistas, muitas ligadas ao Super-Homem. A arte ao lado é uma das ilustrações feitas para a versão em quadrinhos da série Smallville, que conta as aventuras do homem de aço quando jovem.
 
O Quanta Gente! tem reunido profissionais ligados às histórias de super-heróis. O próximo encontro, marcado para 20 de outubro, é com o desenhista Ivan Reis, que teve um de seus trabalhos premiados com o Wizard´s Fan Awards (ver postagem de 10.09). O último encontro, no dia 24 de agosto, contou com a participação dos desenhistas Greg Tocchini e Edde Wagner e do editor das revistas Marvel no Brasil, Fernando Lopes.
 
O bate-papo começa às 20h. O evento é gratuito.
 
SERVIÇO
Quanta Gente. Quando: sexta-feira, 15.09. Horário: a partir das 20h. Onde: Quanta Academia de Artes. Endereço: rua Minas Gerais, 27, Higienópolis, São Paulo (perto do metrô Consolação). Quanto: de graça.

Escrito por PAULO RAMOS às 19h11
[comente] [ link ]

09/09/2006

CHARGE ELEITORAL GRATUITA

O desenho é do santista Oswaldo da Costa Santos, o Dacosta. Ele foi o vencedor na categoria charge na edição deste ano do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (veja o desenho vencedor na postagem do dia 26 de agosto).

Dacosta mantém um fotoblog com este e outros trabalhos que faz. Há até uma foto dele ao lado de  Jaguar, durante visita à cidade de Santos.

Merece visita. O endereço está embaixo da charge.

Fonte:http://o.dacosta.fotoblog.uol.com.br/

Escrito por PAULO RAMOS às 10h31
[comente] [ link ]

02/09/2006

MARCA DE FANTASIA

NOVO LIVRO DA EDITORA DISCUTE O QUADRINHO-ARTE

Não resta mais dúvida. A Marca de Fantasia é a editora nacional com o maior número de obras teóricas sobre quadrinhos. O último lançamento é "Quadrinhos & Outros bichos" (R$ 11), de Wellington Srbek. O pesquisador mineiro reúne artigos sobre o que chama de quadrinho-arte, ou seja, as histórias em quadrinhos que fogem ao processo industrializado de produção. O tema já foi trabalhado por ele no mestrado, sobre Pererê (de Ziraldo), e no doutorado, que abordou o humor feito por Henfil.

Srbek é um colaborador antigo da Marca de Fantasia, mantida graças aos esforços do editor Henrique Magalhães (há uma entrevista com ele na postagem do dia 21 de julho). Publicou por lá "Um mundo em quadrinhos – Estudos sobre a linguagem dos quadrinhos", "O herói na Grécia Antiga" e "Entrequadros", em que faz uma série de entrevistas com pessoas ligadas ao mundo dos quadrinhos.

Os livros da Marca de Fantasia são vendidos por meio do site da editora, que tem sede em João Pessoa (PB). Merece visita, sempre. Para conhecer, clique aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 14h00
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]