30/06/2006

CHARGES DA SELEÇÃO DURANTE OS JOGOS DA COPA

Jogo é imagem. Internet é interação. O jogo na internet une imagem e interação. A equação resume o raciocínio do cartunista José Alberto Lovetro, o JAL. Ele faz nesta Copa o que chama de cobertura interativa das partidas. Cria charges durante a transmissão do jogo. O material pode ser visto em tempo real na página que mantém na internet. A iniciativa tem conseguido boa repercussão. O UOL, que sedia a página, tem colocado uma grande chamada na página principal do portal durante as partidas.
 
"Acompanho direto as notícias que estão entrando nos provedores e achei que é preciso mais agilidade também em nosso material (cartuns, charges, ilustrações ) para acompanhar os acontecimentos mais importantes", diz o ilustrador, que também é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. "A idéia de fazer isso no blog foi para testar a interatividade no calor dos acontecimentos, coisa não feita antes, que eu tenha conhecimento."
 
O interessante, segundo ele, é mesmo a interação com o leitor da página. "O que é legal é ver a resposta dos internautas ao mesmo momento em que posto uma charge no fotoblog. É como sair da televisão e fazer teatro para um ator." Para ele, o futuro do trabalho do chargista passa por essa questão. "Os jornais impressos estão se matando mais rápido do que seria o natural por uma idéia editorial errada em valorizar apenas o factual em detrimento do artístico. A interatividade do chargista com o público, que está sendo esquecida por nossos editores é a liga que faz alguém ainda ler algo impresso."´
 
As charges de jogos anteriores estão disponíveis no fotoblog. A desta postagem mostra a brincadeira feita após um dos gols de Ronaldo. Há ainda uma provocação muito engraçada sobre a desclassificação da Argentina (veja na postagem abaixo). As da partida entre Brasil e França poderão ser acompanhadas no momento do jogo, que começa às 16h deste sábado (30.06).
 
Para acessar a página, clique aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 18h57
[comente] [ link ]

UMA CHARGE VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

A provocação é do cartunista JAL.

Escrito por PAULO RAMOS às 18h54
[comente] [ link ]

22/06/2006

OUTRAS COPAS

Nos 30 anos de carreira, o chargista Cláudio produziu material de sobra a respeito de Copa do Mundo. Parte do acervo é apresentada em doses diárias no blog que ele mantém no UOL. Há raridades, como uma caricatura de Claúdio Coutinho, técnico da seleção brasileiro de 1978.
 
Há também charges sobre este Mundial (Ronaldinho é a vítima preferida). O interessante é comparar os desenhos desta com os de outras Copas. Algumas piadas continuam atuais (como na charge ao lado).
 
Para conhecer o site de Cláudio, clique aqui.
 

Escrito por PAULO RAMOS às 14h17
[comente] [ link ]

13/06/2006

UMA CHARGE VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS - 1

Traço: Orlandeli. Fonte: http://blogorlandeli.zip.net/

Escrito por PAULO RAMOS às 14h11
[comente] [ link ]

UMA CHARGE VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS - 2

Traço: Paulo Stocker. Fonte: http://stockadas.zip.net/

Escrito por PAULO RAMOS às 14h09
[comente] [ link ]

10/06/2006

COPA + CARLOS ZÉFIRO + DIA DOS NAMORADOS

O cartão é da editora A Cena Muda, do Rio de Janeiro (addadig@hotmail.com)

Escrito por PAULO RAMOS às 12h16
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]