29/04/2006

AVE, CLAUDIUS: ÚLTIMA CHAMADA

Termina neste fim de semana a mostra Ave, Claudius. Reúne trabalhos dos 50 anos de carreira do cartunista (ou quase 50 anos, como ele corrige em texto do catálogo à venda na exposição). Claudius passou por praticamente todos os grandes jornais do país. Também integrou o grupo de autores do Pasquim.

Todas as etapas da carreira podem ser vistas na mostra, que teve mais de 1300 visitas (número registrado até sábado, às 16h). O catálogo, que reúne os trabalhos expostos, chega a ser melhor do que a mostra. Além das charges e cartuns de Claudius, reúne os vencedores do último Salão de Carioca de Humor.

Há ainda uma espécie de árvore genealógica dos artistas nacionais, tentando aproximar possíveis influências. Um caso: Robert Crumb, Claudius e Jaguar teriam influenciado os trabalhos de Angeli, que, por usa vez, teria influenciado Adão, Allan Sieber e Spacca. Haverá quem discorde da seqüência. Mas, pelo menos, é uma seqüência a ser discutida.

A mostra fica até amanhã (30.04) na Casa de Cultura Laura Alvim, no começo da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. A entrada é franca. O catálogo do Salão de Humor -que teve Claudius como homenageado nesta décima sétima edição- custa R$ 30 e pode ser comprado lá mesmo. Os responsáveis disseram que o catálogo continuará sendo vendido depois que a mostra terminar. 

Escrito por PAULO RAMOS às 15h45
[comente] [ link ]

27/04/2006

HOMENS DO AMANHÃ: CAPÍTULO NA INTERNET

O primeiro capítulo do livro Homem do Amanhã (Conrad, R$ 65) está disponível na internet. Há também o prólogo e as notas iniciais do autor, Gerard Jones. A obra venceu o prêmio norte-americano Eisner Award (uma espécie de Oscar dos quadrinhos) no ano passado. Para ler, clique aqui.

Jones foi, por muito tempo, escritor das duas principais editoras de quadrinhos americanas, DC Comics e Marvel. Mais recentemente, enveredou por outros caminhos. É colaborador de jornais e integra o Programa de Estudos Comparativos de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Techology).

O lançamento do livro é hoje à noite em São Paulo. Haverá um debate sobre a censura nas histórias em quadrinhos. Terá as presenças do autor, do escritor e jornalista Gonçalo Júnior e do diretor editorial da Conrad. Às 19h, na FNAC da Avenida Paulista.

 

Escrito por PAULO RAMOS às 11h06
[comente] [ link ]

26/04/2006

NESTOR & LAIKA

A capa do álbum Seis Mãos Bobas traz três cachorros grudados pela traseira (entendeu o que isso quer dizer, né?). O desenho de Laerte, Angeli e Glauco é curiosamente parecido com os personagens Nestor & Laika, que entraram na rede na semana passada. Tanto Nestor quanto Laika também estão colados um no outro. A criação é de Castelo e de Rafael Sica. Veja clicando aqui.

Escrito por PAULO RAMOS às 11h47
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]